

O que é PCM?
O PCM é um sistema baseado em ABA, seguro e humanizado para reduzir comportamentos desafiadores. O praticante PCM utiliza técnicas eficazes de prevenção, desaceleração de crises, intervenção e reintegração para as atividades que podem reduzir a necessidade de restrição física. Este curso é a escolha eficaz para uma educação inclusiva, capacitando profissionais e familiares a agir com segurança em situações de crises. Domine as técnicas e transforme o seu ambiente em um local com muitas oportunidades de desenvolvimento.
O que torna o curso PCM único?
-
BASEADO EM PESQUISAS:
O sistema de ensino é fundamentado em mais de 40 anos de pesquisas sólidas, garantindo abordagens eficazes e resultados comprovados.
-
ABORDAGEM HUMANIZADA:
Reconhecemos a importância da empatia e da compreensão ao lidar com comportamentos desafiadores. O PCM promove uma abordagem humanizada para criar um ambiente de aprendizagem positivo.
Pré-Requisitos Necessários
Para atingir o nível de Praticante 2 (P), ou seja, aquele que pode fazer o manejo físico do paciente e colocá-lo (de forma digna e respeitosa) na posição pronada, deve-se atender aos seguintes pré-requisitos:
-
Não devem ter problemas com os joelhos e/ou pernas que os impeçam de chegar facilmente a uma posição ajoelhada "ou" se levantar de uma posição ajoelhada sem ajuda
-
Não é necessário formação em ABA
Praticante P1
Este nível de certificação é apropriado para pessoas que trabalham com indivíduos no Nível 3 da Matriz de Gravidade da Crise. Os praticantes aprenderão:
-
Todas as estratégias não físicas (prevenção, desaceleração e reintegração);
-
Técnicas de segurança pessoal;
-
Procedimentos de transporte da pessoa em crise (escoltas);
-
Imobilizações verticais (em pé).
Esse profissional não será habilitado a treinar outros profissionais nem realizar avaliações de desempenho para certificação.
Um dispositivo eletrônico com internet móvel será necessário para a realização da prova teórica e marcação no checklist de desempenho durante o curso: um laptop, ou tablet, ou celular. O participante é responsável por trazer o seu próprio dispositivo.
Material Necessário
Exame Escrito
Os praticantes realizarão o exame (em português) que será corrigido pela PCM Association (instituição internacional). Caso o participante não atinja a pontuação mínima para certificação, uma prova escrita poderá ser refeita após o pagamento de uma taxa. Esse valor será cobrado pela PCM Association.
Exame Prático
Todos os participantes serão formalmente testados em uma variedade de procedimentos com a oportunidade de demonstrar cada procedimento ensinado duas vezes. Os participantes que não puderem demonstrar os procedimentos após duas tentativas precisarão de um treinamento adicional (3 horas) e submeterão novamente à avaliação, para garantir o desempenho exigido. Sendo assim, os requisitos de treinamento incluem: completar assiduamente as aulas, completar a lista de verificação de desempenho e aprovação nos exames escritos e práticos.
Desta forma, os requisitos de treinamento incluem:
-
Completar assiduamente as aulas;
-
Completar a lista de verificação de desempenho;
-
Aprovação nos exames escrito e prático.
Detalhes do Curso
Modalidade: Presencial
Local: Instituto Farol (Av. Pequeno Príncipe, 1482, Loja 5)
Data de Realização: 09, 10 e 11 de maio de 2025
Horário: Início às 08:00 e final às 18:30 (1 hora de almoço)
Certificação Internacional emitida na conclusão do curso
*O curso poderá ser cancelado caso o número mínimo de participantes não seja atingido
.png)
Para quem é indicado o treinamento?
Este nível de certificação é apropriado para pessoas que trabalham com indivíduos até o Nível 3 da Matriz de Gravidade da Crise.
Os praticantes aprenderão:
1) Todas as estratégias não físicas (prevenção, desaceleração e reintegração);
2) Técnicas de segurança pessoal;
3) Procedimentos de transporte da pessoa em crise (escoltas) e,
4) Imobilizações verticais (em pé).
Esta certificação habilita o profissional a executar a prevenção e o manejo de comportamentos desafiadores, não a treinar outros profissionais nessas práticas.
Carga Horária para Certificação
A pontualidade é muito importante. Os participantes deverão estar preparados para o início do treinamento, principalmente neste primeiro dia, no qual todos deverão chegar até o local de treinamento com 30 minutos de antecedência para receber as instruções e os materiais do curso. Nos demais dias, o curso começará pontualmente nos horários especificados, atrasos com mais de 2 (duas) horas não terá permissão para continuar o treinamento. As aulas terminarão pontualmente todos os dias. Caso o participante precise sair mais cedo, isso poderá afetar seu desempenho na conclusão do curso não sendo a instrutor responsável por realizar a reposição dessas horas. Haverá uma pausa com a duração de 1h para o almoço. Para participantes de outros estados que possam depender de voos ou transportes rodoviários sugerimos que compre as passagens para o dia seguinte ao término do curso evitando assim contratempos ou perdas das passagens.
Quem Irá Conduzir o Treinamento?

Meu nome é Flávia Rodrigues e sou Pedagoga, com pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Sou também Analista do Comportamento ABA e Instrutora certificada pela Professional Crisis Management Association (PCMA). Tenho a honra de ser coautora do livro "Oficina das Emoções: Teoria e Prática". Com 13 anos de experiência na área da educação, atuei como professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Na minha prática como psicopedagoga clínica, concentrei-me em processos de avaliação da aprendizagem, desenvolvimento infantil, TDAH e intervenções precoces. Atualmente, sou diretora da Clínica Multidisciplinar Ressignificandolhares, onde desenvolvo intervenções baseadas na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e trabalho com comportamentos desafiantes. Meu compromisso com a educação e o desenvolvimento infantil continua em pleno crescimento.
Orientações gerais
Itens de vestuário aceitáveis:
Jeans e camisetas (largos), calças de ginástica (devem cobrir completamente as pernas e sapatos fechados confortáveis ou tênis.
Itens de vestuários inaceitáveis:
Shorts, bermudas, saias, vestidos, sapatos abertos e sapatos de salto ou plataforma. Itens que tenham aplicações ou bordados que possam machucar ou incomodar.