GESTÃO DE COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS

Belo Horizonte, 26/05

GESTÃO DE COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS

Dados recentes indicam que cerca de 60% das crianças com autismo apresentam um transtorno de comportamento na idade de diagnóstico.

Neste curso, pais de crianças com TEA, fonoaudiólogas, psicólogas, fisioterapeutas, psicomotricistas e outras profissionais são convidadas a aprender a identificar os comportamentos inapropriados, a identificar o nível de severidade dos comportamentos inadequados, a identificar sua função e a gerenciar as crises, sempre na perspectiva de ensinar comportamentos mais apropriados que possam substituir eficazmente as crises, agressões, autoagressões, gritos, e outros comportamentos que afetam o desenvolvimento das crianças e a qualidade de vida de toda a família.


OBJETIVOS

Aprender a identificar comportamentos inadequados e suas características;
Aprender a identificar o nível de severidade dos comportamentos inadequados;
Identificar as funções dos comportamentos inadequados;
Identificar formas de não reforçar estes comportamentos;
Aprender como identificar e ensinar comportamentos que substituam os comportamentos inapropriados;
Aprender a identificar e gerenciar fugas sistemáticas;
Como gerenciar casos de rigidez, contrôle e oposição.

O curso vai contar com tempo para perguntas e apresentará estudos de caso práticos com vídeos apresentando a gestão dos comportamentos inapropriados.

Com quem você vai aprender

Thiago Araújo Lopes

Fundador e Diretor do Instituto Farol, Centro de Excelência e Inovação em Autismo.

Doutor em psicologia pela Université du Québec, em Montreal no Canadá.

Terapeuta certificado pelo Mind Institute no Modelo Precoce de Denver, pioneiro da implementação desse modelo no Brasil, responsável pela formação de mais de 600 profissionais no Brasil, Canadá, EUA, e outros países.

Thiago Lopes tem mais de 10 anos de experiência internacional em intervenção precoce, incluindo 3 anos como formador oficial do Modelo Denver. 1 ano de experiência trabalhando diretamente na equipe de pesquisa e intervenção da Doutora Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, em Sacramento, Califórnia. Experiência fazendo diagnóstico de crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, na região metropolitana de Montreal, Canadá. 4 anos de experiência em coach parental baseado no Model Denver, em centros públicos e privados de tratamento da Província de Quebec, Canadá.

Seu canal de YouTube é um dos maiores canais focados em autismo e suas postagens alcançam centenas de milhares de pessoas, trazendo informações atualizadas para pais e profissionais.

Assista e entenda o conteúdo do curso

Investimento e Inscrição

Perguntas Frequentes

O que é o Modelo Precoce de Denver (Early Start Denver Model) ?

O Modelo Precoce de Denver é uma terapia comportamental para crianças com autismo entre 12 e 48 meses. Segundo especialistas, o grande diferencial do Modelo Denver está no uso de estratégias de ensino naturalistas em que a criança aprende através de brincadeiras, jogos, sem abandonar os princípios da ciência da análise do comportamento aplicada (ABA). O Modelo Denver também se baseia nas pesquisas da área da psicologia do desenvolvimento, incluindo a comunicação receptiva e expressiva, competências sociais e de jogo, desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras globais e finas, imitação e comportamentos adaptativos.

Quem ministra o curso?

O curso foi desenvolvido pelo diretor do Instituto Farol, Thiago Lopes, após anos de pesquisas, práticas e supervisões realizadas no Brasil e na América do Norte.

Quais a evidências de que o Modelo Denver (ESDM) funciona?

Estudos tem demonstrado os benefícios da Intervenção Precoce, entre crianças de até 18 meses de idade. Esses estudos incluíram crianças com uma ampla variedade de habilidades de aprendizagem.

Para quem é indicado o curso?

O curso é indicado para pais, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da saúde e educação.

Quanto tempo de duração tem o curso?

O curso é presencial e tem carga horária de 8 horas.

O curso possui certificado?

Sim, possui certificado de 8 horas.


Não achou resposta para a sua pergunta?

Entre em contato usando o ícone de ajuda no canto inferior direito.

Local do Curso

Faculdade de Educação - Auditório Neidson Rodrigues

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901

Este curso NÃO se trata de um workshop oficial oferecido pelo MIND INSTITUTE. Este curso é uma iniciativa do INSTITUTO FAROL, Centro de Excelência e Inovação em Autismo (idealizado e fundado por Thiago Lopes), e tem por objetivo ampliar o conhecimento comum no condizente ao tratamento precoce de autismo, mais especificamente, em estratégias de ensino naturalistas em modelos com comprovação cientifica de eficácia.