GESTÃO DE COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS

Belém, 24/11

GESTÃO DE COMPORTAMENTOS INAPROPRIADOS

Dados recentes indicam que cerca de 60% das crianças com autismo apresentam um transtorno de comportamento na idade de diagnóstico.

Neste curso, pais de crianças com TEA, fonoaudiólogas, psicólogas, fisioterapeutas, psicomotricistas e outras profissionais são convidadas a aprender a identificar os comportamentos inapropriados, a identificar o nível de severidade dos comportamentos inadequados, a identificar sua função e a gerenciar as crises, sempre na perspectiva de ensinar comportamentos mais apropriados que possam substituir eficazmente as crises, agressões, autoagressões, gritos, e outros comportamentos que afetam o desenvolvimento das crianças e a qualidade de vida de toda a família.


Com quem você vai aprender

Thiago Araújo Lopes

Fundador e Diretor do Instituto Farol, Centro de Excelência e Inovação em Autismo.
Foi formador do modelo de Intervenção Precoce por 3 anos pelo Mind Institute, pioneiro da implementação desse modelo no Brasil, responsável pela formação de mais de 600 profissionais no Brasil, Canadá, EUA, e outros países.
Thiago Lopes tem mais de 10 anos de experiência internacional em intervenção precoce, 1 ano de experiência trabalhando diretamente na equipe de pesquisa e intervenção da Doutora Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, em Sacramento, Califórnia. Experiência fazendo diagnóstico de crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, na região metropolitana de Montreal, Canadá. 4 anos de experiência em coach parental baseado no Modelo Denver, em centros públicos e privados de tratamento da Província de Quebec, Canadá.
Seu canal de YouTube é um dos maiores canais focados em autismo e suas postagens alcançam milhares de pessoas, trazendo informações atualizadas para pais e profissionais.

Principais Pontos

Aprenda a transformar as rotinas diárias em oportunidades de aprendizagem.

Comportamentos inadequados

Aprender a identificar comportamentos inadequados e suas características.

Severidade dos comportamentos

Aprender a identificar o nível de severidade dos comportamentos inadequados.

Funções dos comportamentos

Identificar as funções dos comportamentos inadequados.

Não reforçar estes comportamentos

Identificar formas de não reforçar estes comportamentos.

Identificar e ensinar comportamentos

Aprender como identificar e ensinar comportamentos que substituam os comportamentos inapropriados.

Casos de rigidez

Como gerenciar casos de rigidez, contrôle e oposição.

Programação

Horário Cronograma
09:00h às 18:00h 01) Autismo e comportamentos inapropriados
02) Origem dos problemas de comportamento
03) Alguns comportamentos inapropiados frequentes em indivíduos com TEA:
04) O que precisamos saber para manejar o comportamento?
05) Sequência ACC
06) Como usar a sequência ACC para identificar possíveis fatores reforçando o comportamento?
07) Como investir na prática?

Pausa para o almoço (uma hora de duração).

08) 4 Etapas da intervenção por reforço ao comportamento positivo
09) Análise funcional
10) Pico de extinção
11) Riscos do reforço intermitente
12) Como ensinar comportamentos apropriados alternativos?
13) Dessensibilização
14) Cadeias de suporte

Depoimentos de quem já foi ao curso

Acrescentou na minha abordagem terapêutica, não só em crianças com algum transtorno de linguagem, mas também neurotípicas mas diversas áreas de atuação da fonoaudiologia.

Maravilhoso. Um profissional que sabe o que fala, sabe instruir de maneira fácil de entender, com muitos exemplos práticos. Incrível!

Explica de forma clara, objetiva, é um excelente falante, consegue prender a atenção do público durante todo o discurso e sempre aproxima a teoria da prática clínica com exemplos concretos e direcionamentos precisos dando sempre hipóteses a partir do comportamento apresentado no caso.

Uma experiência motivadora para enfrentar as dificuldades e desafios que encontramos ao lidar com esse público.

Sou mãe de autista e também fonoaudióloga de uma clínica que tem como público alvo crianças autistas, assim sendo, os conhecimentos para gerir os comportamentos inapropriados serão de fundamental importância na minha prática clínica e no meu cotidiano com meu filho.

Aprendi bastante, por ser um tema bem difícil de por em prática e o Thiago conseguiu explicar de uma forma de fácil compreensão.

Muito proveitosa e agregou valores ao meu conhecimento, alem de expandir meus horizontes profissionais.

Estou começando o meu trabalho como mediadora escolar e acredito que o curso foi de extrema importancia para pensar na gestão de comportamentos inapropriados dentro de sala, como também em sessões e no ambiente familiar.

Assista e entenda o conteúdo do curso

Investimento e Inscrição

Perguntas Frequentes

O que é o Modelo Precoce de Denver (Early Start Denver Model) ?

O Modelo Precoce de Denver é uma terapia comportamental para crianças com autismo entre 12 e 48 meses. Segundo especialistas, o grande diferencial do Modelo Denver está no uso de estratégias de ensino naturalistas em que a criança aprende através de brincadeiras, jogos, sem abandonar os princípios da ciência da análise do comportamento aplicada (ABA). O Modelo Denver também se baseia nas pesquisas da área da psicologia do desenvolvimento, incluindo a comunicação receptiva e expressiva, competências sociais e de jogo, desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras globais e finas, imitação e comportamentos adaptativos.

Quem ministra o curso?

O curso foi desenvolvido pelo diretor do Instituto Farol, Thiago Lopes, após anos de pesquisas, práticas e supervisões realizadas no Brasil e na América do Norte.

Quais a evidências de que o Modelo Denver (ESDM) funciona?

Estudos tem demonstrado os benefícios da Intervenção Precoce, entre crianças de até 18 meses de idade. Esses estudos incluíram crianças com uma ampla variedade de habilidades de aprendizagem.

Para quem é indicado o curso?

O curso é indicado para pais, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da saúde e educação.

Quanto tempo de duração tem o curso?

O curso é presencial e tem carga horária de 8 horas.

O curso possui certificado?

Sim, possui certificado de 8 horas.


Não achou resposta para a sua pergunta?

Entre em contato usando o ícone de ajuda no canto inferior direito.

Local do Curso

Hotel Sagres

Av. Gov. José Malcher, 2927 - São Brás, Belém - PA, 66090-100

Este curso NÃO se trata de um workshop oficial oferecido pelo MIND INSTITUTE. Este curso é uma iniciativa do INSTITUTO FAROL, Centro de Excelência e Inovação em Autismo (idealizado e fundado por Thiago Lopes), e tem por objetivo ampliar o conhecimento comum no condizente ao tratamento precoce de autismo, mais especificamente, em estratégias de ensino naturalistas em modelos com comprovação cientifica de eficácia.

Leia com atenção as informações abaixo sobre nossa politica de cancelamento, devolução e reembolso.

Cancelamento pelo adquirente
O cancelamento da inscrição para cursos e vagas nas formações pode ser solicitado no prazo de até 7 (sete) dias ´[uteis da efetiva contratação do serviço pelo adquirente, em consonância com o disposto no Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990). O pedido de cancelamento deve ser enviado para o e-mail juridico@institutofarol.com e o e-mail deverá conter as seguintes informações:

Nome completo e CPF do solicitante;
Nome e data do serviço contratado, cujo cancelamento é requerido;
Descrição da razão do cancelamento, sempre que possível; e
Dados da conta corrente de titularidade do solicitante para que seja providenciado o reembolso caso o pagamento tenha sido efetuado por meio de boleto bancário ou transferência bancária.

O pedido de cancelamento será avaliado e respondido por e-mail no prazo de 7 (sete) dias úteis e os pagamentos efetuados por meio de cartão de crédito serão estornado
Somente serão realizadas devoluções de valores pagos nos casos em que o pedido de cancelamento seja efetuado nos exatos termos acima mencionado. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de cancelamento realizados por meio diverso do e-mail acima especificado.

Nos casos em que o pedido de cancelamento ocorrer após o prazo acima especificado, o Instituto Farol poderá, por mera liberalidade e a seu exclusivo critério, conceder um crédito parcial para contratação de outros serviços ou reembolsar ao contratante um percentual do valor pago, que em nenhuma hipótese ultrapassará 60% (sessenta por cento) do valor efetivamente pago, sobretudo em razão das perdas experimentadas em razão contratação de mão de obra especializada para prestação do serviço e das taxas de administração para emissão de boletos e recebimento por meio de cartões.

Cancelamento pelo Instituto Farol
Em caso de impossibilidade de realização da prestação de serviços em razão de caso fortuito ou força maior, serão oferecidas duas possibilidades aos adquirentes:

1 - realocamento em outra data, local e horário e/ou prestação do serviço por profissional diverso daquele inicialmente indicado para prestação; ou
2 - devolução do valor pago pelo mesmo meio de pagamento utilizado na aquisição.

A opção selecionada deve ser informação no e-mail juridico@institutofarol.com pelo adquirente no prazo improrrogável de 7 (sete) dias úteis da data do envio da comunicação pelo Instituto Farol. Em caso de ausência de manifestação do adquirente sobre a opção desejada no prazo de 7 (sete) dias úteis contados da data da comunicação da impossibilidade de prestação de serviços pelo Instituto Farol, o adquirente será realocado nos termos do item 1 e não haverá devolução do valor pago.