TREINAMENTO PARENTAL - INTERVENÇÃO PRECOCE NO AMBIENTE FAMILIAR - AUTISMO

Recife, 30/06

Aprenda de maneira prática como ajudar sua criança com autismo com o maior especialista em Modelo Denver do Brasil.

No Treinamento Parental serão feitos exercícios para treinar a parte prática da interação entre pais e crianças, auxiliando na identificação dos principais acertos e erros mais frequentes e em sequência discutindo as técnicas necessárias para superar as dificuldades.

Serão abordados também os principais capítulos do livro de pais "Autismo: Compreender e agir em Família (ROGER J., Sally; DAWSON, Geraldine; VISMARA A., Laurie. Lisboa, 2012) abordando temas essenciais para o melhor desenvolvimento da criança.

Lúdico

Tratamento lúdico onde a criança aprende brincando e interagindo com o terapeuta, através de rotinas sensório-motoras e brincadeiras.


Naturalista

Intervenções que se aproximam das atividades do dia-a-dia, rotinas escolares e que facilitam a interação com os pais, em casa, na escola e em todos os ambientes.


Intensivo

Intervenções intensivas seguindo as recomendações das Academias de Pediatria do Brasil e EUA, e indicações da OMS. A intensidade do tratamento é fundamental para garantir a eficácia no tratamento.

Com quem você vai aprender

Thiago Araújo Lopes

Fundador e Diretor do Instituto Farol, Centro de Excelência e Inovação em Autismo.

Doutor em psicologia pela Université du Québec em Montreal no Canadá.

Terapeuta certificado pelo Mind Institute no Modelo Precoce de Denver, pioneiro da implementação desse modelo no Brasil, responsável pela formação de mais de 600 profissionais no Brasil, Canadá, EUA, e outros países.

Thiago Lopes tem mais de 10 anos de experiência internacional em intervenção precoce, incluindo 3 anos como formador oficial do Modelo Denver e 1 ano de experiência trabalhando diretamente na equipe de pesquisa e intervenção da Doutora Sally Rogers, criadora do Modelo Denver, em Sacramento, Califórnia. Experiência fazendo diagnóstico de crianças com autismo e outros transtornos do desenvolvimento, na região metropolitana de Montreal, Canadá. 4 anos de experiência em coach parental baseado no Model Denver, em centros públicos e privados de tratamento da Província de Quebec, Canadá.

Seu canal do YouTube é um dos maiores canais focados em autismo e suas postagens alcançam centenas de milhares de pessoas, trazendo informações atualizadas para pais e profissionais.

Principais pontos

Desenvolvendo Coaching Parental no lar

Diagnóstico e Prognóstico

Abordagem dos primeiros passos do diagnóstico ao prognóstico médico.

Discussão de casos

Discussão de casos, utilizando vídeos e relatórios.

Processo de luto pós diagnóstico

Debate sobre definições, ciclos e fases.

Estratégias de Coaching

Apresentação de princípios, organizações e questionamento socrático.

Organizando o tratamento

Mostrar estratégias para otimizar recusos profissionais e tempo.

Oportunidades de aprendizado nas rotinas diárias

Como organizar as principais rotinas para otimizar o desenvolvimento do seu filho ao longo do dia.

Público-alvo

Pais, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogo, Pedagogos, educadores, Assistentes Sociais e Estudantes do curso de Psicologia.

Programação

Horário Cronograma
09:00h às 18:00h 01) Apresentação
02) Saga dos pais de crianças com autismo
03) Cascata de desenvolvimento
04) Diagnóstisco, o que fazer se não fecha?
05) Pós diagnóstico (recomendações e perspectivas)
06) Situações de casos
07) Prognóstico das crianças com autismo
08) O luto após o diagnóstico (choque, depressão, negação, misto de emoções)

Pausa para o almoço (uma hora de duração)

09) Entrevista motivacional
10) Estratégias de Coaching Parental (baseados no modelo precoce de Denver)
11) Ensino de pais como terapeutas
12) Dificuldades do dia a dia
13) Organizando o tratamento
14) Oportunidade de aprendizado nas rotinas diárias
15) Encerramento.

Depoimentos

O que os pais e profissionais dizem:

" Excelente, superou todas as minhas expectativas! Acolhedor e disponível, ao mesmo tempo que nos passa um modelo da necessidade do limite nessa disponibilidade, que impõe o autocuidado. Alta capacidade em passar informações de forma clara, objetiva e simples. Conecta-se naturalmente com o público, que se sente à vontade para participar e fazer perguntas. Partilha suas experiências pessoais, que nos dá esperança e nos ajuda na conscientização de que as coisas mudaram e que há muito trabalho a ser feito. De que precisamos nos reinventar e nos adaptar a uma nova realidade. Uma realidade diferente, não necessariamente pior ou melhor. E neste contexto, saímos realmente motivados a abraçar a realidade e tocar o barco, com um norte a ser seguido! "

" Acrescentou muito! Extremamente relevante para familiares, educadores, cuidadores e profissionais de saúde; uma vez que a interação inadequada com crianças autistas se torna ainda mais prejudicial que a não interação. Ter a consciência de que boa vontade, disponibilidade, amor e boas intenções não bastam na interação com “nossos bichinhos”. Precisamos buscar conhecimento específico para realmente contribuirmos com o desenvolvimento e bem estar dessas crianças. Outro ponto importantíssimo está no autocuidado, na importância de se preparar para uma “maratona”, como diz o palestrante Thiago Lopes. "

" Excelente acolhimento da equipe, nos sentimos realmente amparados, assistidos! Desde a orientação via whatsapp, a recepção no local do evento, o cuidado ao providenciarem o ticket do estacionamento, os olhares atentos da equipe a toda e qualquer necessidade. Toda e qualquer pessoa adentrando esse mundo do autismo precisa entrar em contato com seu lado mais humano, sensível, vulnerável. E nada como o modelo vivo, como a experiência vivida! "

" Bastante claro e eficiente na sua exposição. Exemplificar o discurso com relatos e experiências de casos reais potencializa a aprendizagem, pois transforma a abstração das palavras na concretude das ações da vida cotidiana. "

" Muito muito bom! Me sinto confiante para iniciar a orientação das famílias que já atendo. "

" Acrescentou novas formas de olhar, pensar e agir diante do diagnóstico de Autismo do meu filho e alunos. "

Assista e entenda o conteúdo do curso

Investimento e Inscrição

Perguntas Frequentes

O que é o Modelo Precoce de Denver (Early Start Denver Model) ?

O Modelo Precoce de Denver é uma terapia comportamental para crianças com autismo entre 12 e 48 meses. Segundo especialistas, o grande diferencial do Modelo Denver está no uso de estratégias de ensino naturalistas em que a criança aprende através de brincadeiras, jogos, sem abandonar os princípios da ciência da análise do comportamento aplicada (ABA). O Modelo Denver também se baseia nas pesquisas da área da psicologia do desenvolvimento, incluindo a comunicação receptiva e expressiva, competências sociais e de jogo, desenvolvimento cognitivo, habilidades motoras globais e finas, imitação e comportamentos adaptativos.

Quem ministra o curso?

O curso foi desenvolvido pelo diretor do Instituto Farol, Thiago Lopes, após anos de pesquisas, práticas e supervisões realizadas no Brasil e na América do Norte.

Quais a evidências de que o Modelo Denver (ESDM) funciona?

Estudos tem demonstrado os benefícios da Intervenção Precoce, entre crianças de até 18 meses de idade. Esses estudos incluíram crianças com uma ampla variedade de habilidades de aprendizagem.

Para quem é indicado o curso?

O curso é indicado para pais, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da saúde e educação.

Quanto tempo de duração tem o curso?

O curso é presencial e tem carga horária de 8 horas.

O curso possui certificado?

Sim, possui certificado de 8 horas.


Não achou resposta para a sua pergunta?

Entre em contato usando o ícone de ajuda no canto inferior direito.

Local do Curso

Hotel Luzeiros Recife

R. Barão de Santo Ângelo, 100 - Pina, Recife - PE

Este curso NÃO se trata de um workshop oficial oferecido pelo MIND INSTITUTE. Este curso é uma iniciativa do INSTITUTO FAROL, Centro de Excelência e Inovação em Autismo (idealizado e fundado por Thiago Lopes), e tem por objetivo ampliar o conhecimento comum no condizente ao tratamento precoce de autismo, mais especificamente, em estratégias de ensino naturalistas em modelos com comprovação cientifica de eficácia.